quinta-feira, 5 de junho de 2014

Construção em materiais compostos
QUE MATERIAL ESCOLHER NA HORA DE CONSTRUIR SEU VELEIRO?
Se você está se propondo a ser um construtor amador, tem que estudar lendo bastante sobre o assunto e analisar bem as possibilidades, buscando conhecer todos os métodos de construção de barcos bem como as necessidades logísticas que envolvem cada tipo de material, para isso recomendo que adquira o "Manual de Construção de Barcos", 4º edição de Jorge Nasseh, você vai se surpreender com tudo que envolve a construção naval.

Saiba que eu já passei essa fase e decidi pela construção utilizando compensado naval, porem antes disso, estudei bem os materiais compostos e visitei uma empresa que vende esse produto adquirindo alguns pedaços dos diversos materiais e fazendo testes de manipulação e colagem.

Visitei um estaleiro que constrói em fibra de vidro e aprendi um pouco sobre a parte de modelação ou fabricação de moldes e presenciei as dificuldades de manipulação desse produto.

Como "amador", que não tem experiência em fazer, encontrei segurança somente no método utilizando madeira, resina epóxi e tecido de fibra de vidro, chamado de "Ply-Glass", e pelos motivos mais óbvios existentes, a madeira em geral é fácil de encontrar, é o material mais barato dentre todos, não necessita de ferramental muito especial, o risco de erros e retrabalhos é menor e sobre tudo porque nós humanos temos afinidade com madeira, ela nos traz contentamento, e levando em conta os avanços tecnológicos alcançados na fabricação das chapas de madeira compensada e também na área das resinas epóxi esse é sem duvida a melhor opção com menor risco.
F-22 em fase final de montagem

Não pense na construção em madeira como algo tosco, arcaico e negativo, porque não é,... na verdade a qualidade e beleza da construção está ligada a habilidade de cada um, pois um veleiro feito em madeira compensada e revestido com tecido de fibra de vidro é tão bonito e agradável como outro feito em fibra ou                                                                                                                  materiais compostos.

Talvez você pense que o peso é o vilão, .... porem ele não é! .... Na verdade a diferença de peso entre a madeira e os materiais compostos não é tão grande assim, lembre-se de que a madeira compensada evoluiu também, o vilão mesmo é o custo, pois materiais compostos podem chegar a ser (10x) mais caros para mesma área equivalente.

Também tem outra coisa, se você quer construir um veleiro de passeio ou cruzeiro não necessita de muita redução de peso, um bom projeto já contempla essa necessidade, lidar com matérias Hi-Tech não é tarefa fácil e o risco de grandes prejuízos não é pequeno.

Também a fibra de vidro convencional é inviável para o construtor amador, o problema é a confecção do molde, que demanda tempo, trabalho e um enorme custo adicional, tudo isso para no final ter um produto similar em peso ao Ply-Glass (Madeira/Epóxi/Fibra de Vidro) e em durabilidade também similar.
CS-25 Construído em Compensado e Epóxi

Se em sua cabeça o vilão for à durabilidade, saiba que ela depende diretamente da qualidade da construção e do uso da matéria prima em boas condições, madeira seca e de boa qualidade, resina epóxi de boa procedência e tudo isso manipulado com consciência, conhecimento e responsabilidade, além de um ambiente de construção limpo, seco, organizado e preparado para evitar não conformidades.


Se for a "manutenção" pós-construção, saiba que tanto materiais compostos como outros materiais requerem limpeza, recuperação de pequenos danos, risco e cortes, passando por inspeções periódicas. 

Como disse anteriormente, um bom projeto já prevê determinadas medidas para reforço de partes frágeis e da parte que fica sob a água, de maneira a reduzir ao máximo a necessidade de manutenção, porem não existe milagre, periodicamente é necessário inspecionar o casco por baixo e havendo algum eventual dano, repara-lo lixando e aplicando resina epóxi e pintando ao final. 

Isso vale para todo e qualquer material, não só para madeira ou (Ply-Glass).

CS-25 feito em Ply-Glass
Em minha opinião a qualidade é a base de tudo, seja construindo em casa ou num estaleiro moderno, se não houver cuidado e conhecimento daquilo que se está fazendo certamente não haverá a qualidade e beleza desejada, bem como a durabilidade e tudo mais.
Reflita sobre isso e mantenha contato, pois tenho enorme prazer em trocar experiências e em aprender com você.


Visite sempre o meu blog, http://bomblogbrasil.blogspot.com.br