Olá amigos, finalmente voltamos a ativa e temos novidades!
O OPP31 foi para o estado de Santa Catarina e deve ser terminado por lá, pelo Sr. Fernando, seu novo proprietário.
Não foi possível concluir a construção aqui em São Paulo, tive que entregar o galpão que utilizava e não sobrou alternativa!
A baixo fotos do OPP31 sendo enviado de caminhão para seu novo destino!
Tivemos que coloca-lo de lado sobre a carroceria do caminhão, por causa da largura do casco, que provocava excesso lateral.
Dito isso, agora viraremos a pagina e partiremos para outra aventura, porém levando conosco todo o aprendizado e experiência que a construção desse barco nos proporcionou.
O novo projeto se chama DF41 e é um mono casco, (monohull) pensado para o futuro.
Um conceito novo que foi se desenvolvendo em minha mente durante a construção do OPP31 e que hoje começa a se transformar em um protótipo em escala 1:10 que vou utilizar como base de estudo.
Um barco com muito espaço interno, muita luminosidade e com uma altura generosa que facilita o fluxo de ar e torna o ambiente interno muito mais agradável.
São 12,5m de comprimento e uma boca máxima de 4,40m, com altura da cabine de chegando a 2,35m ao longo de quase toda área comum do barco.
O DF41 tem o casco em delta mantendo uma boa largura interna em dois terços do seu comprimento, com fundo quase plano e chanfros laterais suaves, esperamos que ele aderne muito pouco, cortando firmemente as ondulações e promovendo uma navegação macia e consistente.
Nesse projeto propomos alguns recursos muito legais que vou apresentar agora:Opção 1: Quilha central móvel, com acionamento elétrico, que permite variar bastante o calado da embarcação, de 0,85m a 1,65m.
Nessa opção podemos acessar diversos locais rasos inacessíveis a veleiros monocasco desse porte, baixando e levantando facilmente a quilha.
Opção 2: Quilha dupla móvel, com acionamento hidraulico, essa é uma opção interessante pois temos o máximo calado de 1,45m que pode ser reduzido até 0,90m através de um sistema hidraulico, esse sistema é mais caro que a opção 1 porém permite apoiar o barco sobre as quilhas para uma eventual inspeção ou manutenção, pois as quilhas terão um longo bulbo achatado em sua parte inferior.
Opção 3: Quilha dupla fixa, porém com pequeno ajuste de altura manual. esse sistema é bem interessante pois teremos um calado máximo de 1,45m e o mínimo de 1,0m, porém o ajuste de calado é manual, sendo necessário o uso de ferramentas para ajustar essa altura.
É importante frisar que os recursos apresentados acima trazem indiretamente um grande beneficio a segurança da embarcação, pois além do fato de permitirem o acesso do barco a aguas abrigadas e rasas, também protegem o casco dos efeitos de impactos bruscos com o fundo, leito arenoso, coral etc, causa de frequentes naufrágios ou danos severos em veleiros, durante entrada em barras de rios e locais com ondulações, correntes e bancos de areia.
É importantíssimo ter em mente que o DF41 é um veleiro de cruzeiro, feito inclusive para morar a bordo e também para longos períodos de navegação, onde priorizamos o conforto e a segurança.
Na próxima postagem vou trazer mais detalhes desse projeto que tem muitas novidades interessantes, além de novas fotos do protótipo, fique ligado!