quarta-feira, 2 de junho de 2021

 

FINALMENTE VOLTAMOS! 
02/06/2021

Olá amigos, finalmente voltamos a ativa e temos novidades!

O OPP31 foi para o estado de Santa Catarina e deve ser terminado por lá, pelo Sr. Fernando, seu novo proprietário.

Não foi possível concluir a construção aqui em São Paulo, tive que entregar o galpão que utilizava e não sobrou alternativa!

A baixo fotos do OPP31 sendo enviado de caminhão para seu novo destino!

Tivemos que coloca-lo de lado sobre a carroceria do caminhão, por causa da largura do casco, que provocava excesso lateral.

Dito isso, agora viraremos a pagina e partiremos para outra aventura, porém levando conosco todo o aprendizado e experiência que a construção desse barco nos proporcionou.

O novo projeto se chama DF41 e é um mono casco, (monohull) pensado para o futuro.

Um conceito novo que foi se desenvolvendo em minha mente durante a construção do OPP31 e que hoje começa a se transformar em um protótipo em escala 1:10 que vou utilizar como base de estudo.

Esse protótipo está quase terminado e possibilita visualizar os detalhes básicos do design, examinar as proporções e a harmonia do conceito, porque este é um barco desenhado para garantir conforto e segurança.

Um barco com muito espaço interno, muita luminosidade e com uma altura generosa que facilita o fluxo de ar e torna o ambiente interno muito mais agradável.

São 12,5m de comprimento e uma boca máxima de 4,40m, com altura da cabine de chegando a 2,35m ao longo de quase toda área comum do barco.

O DF41 tem o casco em delta mantendo uma boa largura interna em dois terços do seu comprimento, com fundo quase plano e chanfros laterais suaves, esperamos que ele aderne muito pouco, cortando firmemente as ondulações e promovendo uma navegação macia e consistente.

Nesse projeto propomos alguns recursos muito legais que vou apresentar agora:

Opção 1: Quilha central móvel, com acionamento elétrico, que permite variar bastante o calado da embarcação, de 0,85m a 1,65m.

Nessa opção podemos acessar diversos locais rasos inacessíveis a veleiros monocasco desse porte, baixando e levantando facilmente a quilha.

Opção 2: Quilha dupla móvel, com acionamento hidraulico, essa é uma opção interessante pois temos o máximo calado de 1,45m que pode ser reduzido até 0,90m através de um sistema hidraulico, esse sistema é mais caro que a opção 1 porém permite apoiar o barco sobre as quilhas para uma eventual inspeção ou manutenção, pois as quilhas terão um longo bulbo achatado em sua parte inferior.

Opção 3: Quilha dupla fixa, porém com pequeno ajuste de altura manual. esse sistema é bem interessante pois teremos um calado máximo de 1,45m e o mínimo de 1,0m, porém o ajuste de calado é manual, sendo necessário o uso de ferramentas para ajustar essa altura.

Contudo, e esse trabalho pode ser feito sob a agua, sem grande dificuldade. Isso torna esse sistema bastante interessante pois possibilita que um barco desse porte tenha acesso a aguas rasas para fins específicos, mantendo a possibilidade de se apoiar o barco sobre as quilhas.

É importante frisar que os recursos apresentados acima trazem indiretamente um grande beneficio a segurança da embarcação, pois além do fato de permitirem o acesso do barco a aguas abrigadas e rasas, também protegem o casco dos efeitos de impactos bruscos com o fundo, leito arenoso, coral etc, causa de frequentes naufrágios ou danos severos em veleiros, durante entrada em barras de rios e locais com ondulações, correntes e bancos de areia.

É importantíssimo ter em mente que o DF41 é um veleiro de cruzeiro, feito inclusive para morar a bordo e também para longos períodos de navegação, onde priorizamos o conforto e a segurança.

Na próxima postagem vou trazer mais detalhes desse projeto que tem muitas novidades interessantes, além de novas fotos do protótipo, fique ligado!






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