domingo, 4 de janeiro de 2015

FECHAMENTO DO CASCO, CONTINUAÇÃO....


Equipe Reforçada
OPP-30 
Continuando o Fechamento do Casco

Nos últimos dias de 2014 finalmente foi possível pegar no trabalho com vontade, contando com ajuda da família é claro! 

Em 6 dias de trabalho onde dedicamos em média 6 horas por dia ao veleiro, instalamos e colamos os 165 metros de sarrafos que compõe as laterais duplas.

Utilizamos cerca de 300 parafusos para fixar os sarrafos no lugar antes e depois da colagem, alem de 5 kg de cola epóxi engrossada com aérosil.

Também instalamos os reforços destinados aos suportes dos guarda mancebos e outros destinados a diversas aplicações.

Detalhes dos reforços
No OPP-30 optamos por instalar tiras de compensado nas emendas das placas do costado, reforçando e selando a estrutura.

Por conta disso, na hora de sarrafear toda lateral tivemos que fazer o encaixe dos sarrafos sobre cada tira; 

Foi trabalhoso, é verdade, contudo tivemos o prazer de verificar que a rigidez do costado ficou além de nossa imaginação, e o que é melhor, sem acrescentar quase nada a mais no peso do casco.
Sarrafeamento Completo
Na próxima etapa vamos lixar nivelando os sarrafos e aplicar duas demãos de resina epóxi sobre cada lateral.

Após isso colaremos placas de isopor de 25mm de espessura nos espaços retangulares entre os sarrafos.

Ao final desse processo fecharemos o costado com placas de compensado naval coladas sobre essa estrutura.

Por conta do costado duplo, das placas de isopor e de outros compartimentos internos que serão preenchidos também com isopor, o casco do OPP-30 é insubmersível, o que é uma importante vantagem para um veleiro oceânico de cruzeiro. 

_______________________________________________________________