Equipe Reforçada |
OPP-30
Continuando o Fechamento do Casco
Nos últimos dias de 2014 finalmente foi possível pegar no trabalho com
vontade, contando com ajuda da família é claro!
Em 6 dias de trabalho onde
dedicamos em média 6 horas por dia ao veleiro, instalamos e colamos os 165 metros de sarrafos
que compõe as laterais duplas.
Utilizamos cerca de 300 parafusos para fixar os sarrafos no
lugar antes e depois da colagem, alem de 5 kg de cola epóxi engrossada com aérosil.
Também instalamos os reforços destinados aos suportes dos
guarda mancebos e outros destinados a diversas aplicações.
Detalhes dos reforços |
No OPP-30 optamos por instalar tiras de compensado nas
emendas das placas do costado, reforçando e selando a estrutura.
Por conta disso, na hora de sarrafear toda lateral tivemos
que fazer o encaixe dos sarrafos sobre cada tira;
Foi trabalhoso, é verdade,
contudo tivemos o prazer de verificar que a rigidez do costado ficou além de
nossa imaginação, e o que é melhor, sem acrescentar quase nada a mais no peso
do casco.
Sarrafeamento Completo |
Na próxima etapa vamos lixar nivelando os sarrafos e aplicar duas demãos de resina epóxi sobre cada lateral.
Após isso colaremos placas de isopor de 25mm de espessura nos espaços retangulares entre os sarrafos.
Ao final desse processo fecharemos o costado com placas de compensado naval coladas sobre essa estrutura.
Por conta do costado duplo, das placas de isopor e de outros compartimentos internos que serão preenchidos também com isopor, o casco do OPP-30 é insubmersível, o que é uma importante vantagem para um veleiro oceânico de cruzeiro.
_______________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário