sexta-feira, 20 de março de 2015

MUITO MAIS QUE CONSTRUIR UM VELEIRO É TER UM GRANDE PROJETO PARA O USO DELE!

Parte da turma que concluiu o curso em 15/03/2015
com mergulhos na Ilha Anchieta em Ubatuba -SP
Faz parte dos planos!
Além dos aspectos construtivos do veleiro, também outras atividades são tão importantes quanto a de construção, e muitas vezes passam despercebidas no contexto maior da obra. 

Quero dizer com isso que há mais coisas a serem consideradas além dos dias dedicados ao trabalho diretamente na construção do OPP-30, falo aqui dos planos de uso, dos preparativos para estar apto a velejar e desfrutar de tudo mais que seja ligado a Náutica, a Vela e ao Mar.

Nestes últimos dois finais de semana, dias 06 e 07/03/2015; 14 e 15/03/2015 não trabalhei diretamente no veleiro, trabalhei digamos no "Luiz Eduardo", ou seja, em mim, fazendo um curso de mergulho autônomo promovido pela "Scafo ABC" escola a quem quero agradecer e parabenizar pelo ótimo trabalho realizado, ajuda e atenção, parabéns ao Sergio, Medeiros, Luciano, Vilins, Suzi, Felipe e todos os demais cujo nome não recordo agora, vocês são Nota 10.

O Mergulho Autônomo tem tudo a ver com vela, é um instrumento muito útil ao velejador sob vários aspectos, desde a manutenção da embarcação, a recuperação de pertences caídos em locais de ancoradouro até o lazer durante as paradas nos verdadeiros paraísos marinhos espalhados por todo o mundo.

Mergulhar é exercitar o corpo e descansar o espirito, visitar um mundo novo e interagir com ele, desfrutando da leveza e sutileza que adquirimos sob a agua, não é à toa que mergulhar tem despertado o ânimo de milhares de pessoas e se tornado inclusive seu o lazer favorito! ou “esporte favorito”, como muitos gostam de dizer, porque exercita muito o corpo e os sentidos.

Agora sou um mergulhador certificado pela PADI, um "Open Water Diver" e em breve receberei minha carteirinha e certificado estando apto a mergulhar em qualquer lugar por onde eu andar, no Brasil ou fora dele, dentro dos padrões da minha certificação.

Confesso que não foi fácil não, porque mergulho é coisa séria, requerendo responsabilidade e disciplina, mas foi laborioso e emocionante, uma experiência única que levarei comigo para onde for e sempre.

Sabe mais uma coisa, depois de um pequeno passeio de exploração ao final do último mergulho, contemplando a vida marinha com toda aquela exuberância e delicadeza, confesso que perdi o gosto por pesca esportiva que me acompanhou por muitos anos.

Agora o plano é simples “Tocar a Obra”, tendo para isso uma motivação extra, que é o desejo de viajar, curtir os lugares e Mergulhar!

Não perca tempo, a vida é curta e isso tudo é muito bom!

Luiz Eduardo Paiva


Nenhum comentário:

Postar um comentário