domingo, 22 de novembro de 2015

MAIS UM PASSO!


Neste final de semana demos mais um importante passo na fabricação do OPP-30.
Realizamos o fechamento dos costados de bombordo e boreste e iniciamos o fechamento do vão entre a quilha e o costado.
Na foto ao lado pode ser visto o resultado desse trabalho.
Antes de iniciar, lixamos todas as escoas para melhor aderência das chapas de compensado.
Cada chapa que compõe o costado foi impregnada com resina epóxi em sua face interna antes ser instalada.
Aplicamos uma espessa camada cola epóxi sobre as escoas e após isso instalamos a chapa, que após apoiada foi também parafusada com parafusos de inox para melhor assentamento e fixação.

O costado do OPP-30 está concluído e assim que fecharmos os vãos restantes iniciaremos o acabamento da superfície para a aplicação do tecido de fibra.
Já temos a impressão de que o OPP-30 será um veleiro extremamente robusto e sua estrutura  altamente resistente, tal como se fosse um único bloco, um monobloco.
Já percebemos também que será muito espaçoso, com uma cabine confortável, um veleiro único em sua categoria e com espaço de sobra. Um 30 pés com tamanho de 34, o que digo que não é exagero!
Veleiro Rancho Alegre  POP-25
Estamos felizes também por saber que seu irmão gêmeo, POP-25 tem tido um excelente desempenho de navegação.
Em 21/04/2015 o veleiro Rancho Alegre que pertence a FRANCISCO AYDOS, navegando no Guaíba - RS atingiu a velocidade de 7,6Kts, conforme relatado por ele em seu blog.


Estas noticias nos trazem motivação e a certeza de que o OPP-30 terá um ótimo desempenho com muito conforto.
Caso você queira alguma informação entre em contato conosco, será um prazer atende-lo. 
Mais fotos estão disponíveis no menu acima "Fotos do OPP-30".

Obrigado por sua visita e continue acompanhando nosso Blog, é sempre um prazer recebe-lo.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

PREENCHENDO OS ESPAÇOS COM ISOPOR....

14/11/2015
Mais uma etapa foi cumprida pois nesse final de semana, instalamos as placas de isopor para preenchimento dos espaços entre as escoas. 

Esse revestimento ajuda no equilíbrio térmico e faz parte do projeto de insubmersibilidade do casco, sendo esse um ponto forte desse veleiro.

É bom, fácil e gratificante trabalhar com Isopor, "Espuma de Estireno" porque o trabalho é rápido e logo vemos o resultado, ficou bonito, não? 

Utilizamos aqui placas com 20mm de espessura pois ela encaixa certinho.

Note que agora o casco parece maior, mais longo por causa da cor branca do revestimento, não é?

Após a colagem das placas fiz um mapa dos reforços antes do fechamento final isso vai ajudar a localizar esses reforços após concluído o fechamento das laterais.

Tive mais uma vez a ajuda do Jonas, pessoa legal e que tem sido de imensa valia em todos os trabalhos que realizamos, valeu Jonas!

O OPP-30 continua vivo e logo vai ser mais uma joia do "Cabinho e do Luiz Gouveia", B&G Yacht Design, com meu toque pessoal, navegando por esse mar a fora! 

Conto com seu apoio e incentivo acompanhando meu blog, obrigado!




OPP-30

Vamos chegar lá!

Valeu!

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Não poderia ser mais propicio, veleiro pronto e Bay, Bay Brazil!.... Demorou!

Nesses tempos difíceis em que os valores estão pervertidos, nos quais não há autenticidade e a canalhice é coroada. 
Nesses tempos de trevas na terra, tempos de super população e muita corrupção, dias de gente sacana, sem princípios nem moral, gente ignorante e soberba, de gente que não é fina e nem bonita, tempos de valores trocados de gato por lebre e de pura escuridão..... 

Em que a mentira é descarada e totalmente deslavada, em que corromper e subornar tem se tornado uma arte, que os artistas de Brasília transformaram em profissão.... 

Nesses dias bicudos, nada mais auspicioso do que um bom barco para ganhar o mundo e cruzar o mar, para quem sabe um dia ouvir falar que o Brasil mudou, que acabaram com a bandidagem e que o gigante despertou para seguir o bom caminho, um povo heróico,  com brado retumbante e que o penhor dessa igualdade, conseguiram conquistar com braço forte e que a pátria amada está salva, Salve! Salve!

Cada vez que entro nessa oficina e olho para o veleiro meu coração bate forte pedindo pela liberdade de viver o restinho da minha vida com aventura, alegria e contemplação, conhecendo pelos caminhos desses mares a obra que Deus certamente criou.

Mas ainda falta um bom tanto, ainda vai demorar um pouco e saibam todos vocês que está sendo feito com carinho, uma boa dose de sonhos e muita ajuda de gente boa, que compartilha na alma esse sonho de liberdade.

Nesse tempo de crise econômica e moral tem sido difícil encontrar motivação e forças para dedicar.....Mas está caminhando, agora porém devagarinho entre escândalos e esperança de moralização, colocamos mais uns pedacinhos, acertamos umas coisinhas, reforçamos a estrutura esperando mares difíceis para chegar a um porto seguro.

Certo é que o barco é grande e está ficando reforçado, seu desenho é interessante e sua maior sacada é ser insubmersível e nesse quesito tenho dedicado tempo e buscado com todo cuidado os melhores recursos disponíveis.

Não é fácil construir um veleiro, não é difícil também, na verdade é trabalhoso e desafiador!






domingo, 10 de maio de 2015

A construção não parou, estamos trabalhando!

OPP-30, CONCLUINDO O FECHAMENTO DO CASCO
A construção continua.... OPP-30
Assim como num casamento, assim como na jornada da vida,... nem sempre conseguimos manter as coisas em cima, controladas e exatamente como gostaríamos que fossem, tudo isso é assim mesmo, ... parte dos mistérios do destino!
Quem me conhece sabe que não sou perfeccionista, aprecio resultados, mais sobretudo, curto muito cada momento e sofro demais as desilusões também.
Tenho colocado meu coração nesse projeto, trabalhado sempre que possível nas minhas folgas, feito amigos novos e partilhado momentos de muita alegria e gratidão, e é nesse contexto que escrevo aqui as novidades.
O veleiro está saindo,... tem dado certo trabalho, mas tem devolvido também muita satisfação, orgulho de ver a criação e pensar nas possibilidades.
O fundo finalmente ficou pronto, a próxima etapa é preencher com isopor e fechar as laterais do casco.
Ta ficando bonito, é grande e certamente será um barco confortável, tenho acompanhado as noticias dos Irmãos menores que já estão velejando e ando ansioso.
Decidimos, eu e meus companheiros de construção... digo cheio de orgulho, ninguém faz nada sozinho!.... que vamos colocar mais parafusos de inox travando o fundo, agora já pronto, as seções transversais, evitando assim que todo esforço mecânico seja contido somente pela cola
No mais a obra está indo,... a quilha ficou com 40mm de espessura, creio que está robusta.
Breve seguiremos a diante, a virada do casco está próxima!

Cap. Francisco e Edna,... quero aqui agradecer e parabeniza-los pelo dia maravilhoso que passamos juntos em Angra a bordo do veleiro “Ideafix”, pelas instruções de vela e pelas deliciosas conversas de vida....

Nós, Eu a Elaine e o Luigi ficamos muito satisfeitos e felizes por conhece-los e recomendamos aqui que, quem quiser passear e aprender sobre vela, procure: www.veleiro-ideafix.blogspot.com, vale a pena! Esperamos ainda em breve revê-los!

sexta-feira, 10 de abril de 2015

RESUMO GERAL....

Caros amigos, 
Gostaria de fazer aqui um breve resumo geral da construção do veleiro OPP-30 e de todo o resto que envolve esse grande projeto. Meu objetivo não é somente uma prestação de contas a vocês, que vocês certamente merecem!, mas é principalmente uma demonstração de como são amplas as coisas em torno dessa empreitada. Trabalhamos semana passada com a ajuda de nossos grandes companheiros e mais uma vez tivemos um dia agradável e proveitoso.... esses momentos são tão importantes quanto seu resultado! 
Completamos mais uma etapa do fechamento do casco e desenvolvemos novas soluções para questões ligadas a fixação das placas da quilha, que foram levantadas pelo Rubens, grande amigo e colaborador. Vamos, por conta disso utilizar parafusos de inox para reforçar a fixação dessas placas na estrutura transversal, dando muito mais segurança e reforço ao casco, ... parabéns Rubão pela sua competência e capacidade de observação que são fruto da experiência, obrigado mesmo!
Neste final de semana tenho instrução de Vela "Velejada" em Angra-RJ com o comandante Francisco do veleiro IDEAFIX ... tenho certeza será ótimo, e faz parte dos preparativos de âmbito mais global do projeto todo. 
Brevemente concluiremos a quilha, as chapas de compensado naval já estão disponíveis e todo o resto também, somente aguardando nossa disponibilidade para conclusão.

Quero finalizar esse post com agradecimento as pessoas especiais que tem me ajudado e as outras que me motivam de formas diferentes, cada qual utilizando de seu dom. 
Agradeço e parabenizo o Jonas, esse amigo legal que fizemos recentemente e que já estimamos como um "velho amigo do peito", ele e sua família maravilhosa!... "Valeu Jonas"! 
E por fim peço a você, visitante eventual, leitor curioso ou amigo e seguidor, que esteja sempre presente nesse nosso projeto, participe e mande seu incentivo de motivação seja da maneira que ele for,... será muito bem vindo! 
Sou grato ainda ao destino que me trouxe ótimas surpresas nessas últimas semanas, desejando que elas durem para sempre,... "Forever"... e que esse mesmo destino ajude a pô-las em perfeita ordem... com paz, carinho, harmonia e cumplicidade!

sexta-feira, 20 de março de 2015

MUITO MAIS QUE CONSTRUIR UM VELEIRO É TER UM GRANDE PROJETO PARA O USO DELE!

Parte da turma que concluiu o curso em 15/03/2015
com mergulhos na Ilha Anchieta em Ubatuba -SP
Faz parte dos planos!
Além dos aspectos construtivos do veleiro, também outras atividades são tão importantes quanto a de construção, e muitas vezes passam despercebidas no contexto maior da obra. 

Quero dizer com isso que há mais coisas a serem consideradas além dos dias dedicados ao trabalho diretamente na construção do OPP-30, falo aqui dos planos de uso, dos preparativos para estar apto a velejar e desfrutar de tudo mais que seja ligado a Náutica, a Vela e ao Mar.

Nestes últimos dois finais de semana, dias 06 e 07/03/2015; 14 e 15/03/2015 não trabalhei diretamente no veleiro, trabalhei digamos no "Luiz Eduardo", ou seja, em mim, fazendo um curso de mergulho autônomo promovido pela "Scafo ABC" escola a quem quero agradecer e parabenizar pelo ótimo trabalho realizado, ajuda e atenção, parabéns ao Sergio, Medeiros, Luciano, Vilins, Suzi, Felipe e todos os demais cujo nome não recordo agora, vocês são Nota 10.

O Mergulho Autônomo tem tudo a ver com vela, é um instrumento muito útil ao velejador sob vários aspectos, desde a manutenção da embarcação, a recuperação de pertences caídos em locais de ancoradouro até o lazer durante as paradas nos verdadeiros paraísos marinhos espalhados por todo o mundo.

Mergulhar é exercitar o corpo e descansar o espirito, visitar um mundo novo e interagir com ele, desfrutando da leveza e sutileza que adquirimos sob a agua, não é à toa que mergulhar tem despertado o ânimo de milhares de pessoas e se tornado inclusive seu o lazer favorito! ou “esporte favorito”, como muitos gostam de dizer, porque exercita muito o corpo e os sentidos.

Agora sou um mergulhador certificado pela PADI, um "Open Water Diver" e em breve receberei minha carteirinha e certificado estando apto a mergulhar em qualquer lugar por onde eu andar, no Brasil ou fora dele, dentro dos padrões da minha certificação.

Confesso que não foi fácil não, porque mergulho é coisa séria, requerendo responsabilidade e disciplina, mas foi laborioso e emocionante, uma experiência única que levarei comigo para onde for e sempre.

Sabe mais uma coisa, depois de um pequeno passeio de exploração ao final do último mergulho, contemplando a vida marinha com toda aquela exuberância e delicadeza, confesso que perdi o gosto por pesca esportiva que me acompanhou por muitos anos.

Agora o plano é simples “Tocar a Obra”, tendo para isso uma motivação extra, que é o desejo de viajar, curtir os lugares e Mergulhar!

Não perca tempo, a vida é curta e isso tudo é muito bom!

Luiz Eduardo Paiva


sábado, 14 de fevereiro de 2015

FECHAMENTO DO CASCO, "A LUTA CONTINUA".

Jonas a frente, Jacy e o  Rubão em cima
do casco.

Hoje colocamos as primeiras chapas de compensado no fundo do casco e contamos com ajuda de peso, como de costume o meu sogro, grande parceiro de aventuras, o nosso amigo e Irmão de fé, Rubão e um cara muito bacana que conhecemos recentemente, chamado Jonas e que, mediante a enorme ajuda e capacidade demonstrada hoje, já faz parte da equipe, "valeu Jonas"!

Realmente tivemos um excelente dia agradável de trabalho e deixamos a primeira camada de chapas instalada e colada.

Utilizamos também algumas cavilhas para melhor fixação das placas as seções transversais, sempre buscando maior rigidez e segurança para o casco do veleiro.



Boas noticias, depois de duas semanas terríveis, daquelas que só fazem a gente desejar "se mandar daqui, de vez" porem sei que ainda não chegou a hora de levantar ancora. 

Jonas e Jacy

Só para dar uma ideia, a duas semanas furtaram todas as nossas ferramentas, certamente drogados em busca de recursos para manter o vicio, fazer o que!

Mas as dificuldades fazem parte de todo processo, minha vida nunca foi fácil, quando era mais jovem matava logo dois leões por dia, agora continuo, porem mato um só e ainda com ajuda dos amigos, dos verdadeiros amigos, pois nessas horas certos amigos correm.


Tenho a agradecer a Deus, a minha família e aos bons amigos e companheiros que conhecemos nessa jornada chamada vida, logo logo tem mais novidades, aguardem!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

MAIS UMA ETAPA DO FECHAMENTO LATERAL!

Há tempo determinado para todas as coisas!

Casco com duas demãos de resina epóxi
Pode parecer estranho más estou tão surpreso quanto qualquer outra pessoa com o longo tempo dispensado para construção das laterais do casco, há pouco pensei que faria rapidamente.

Então porque está demorando tanto?

Bem, creio ter uma boa explicação! 

Acho que são os detalhes construtivos, a forma de fazer, o propósito e a pouca experiência em construção.

O foco não tem sido a velocidade e sim a qualidade, nosso proposito é trabalhar moderadamente sem cansar muito, buscando realizar um bom trabalho atentando para os detalhes, fazendo com cuidado, planejando as ações e avaliando os resultados.

O OPP-30 já consumiu até aqui mais de 240 horas de trabalho e foi necessário muita persistência e determinação, além da ajuda de parentes, amigos e seguidores do blog, mas o resultado está aparecendo, procuro sempre manter em mente que se trata de um veleiro grande, moderno e cheio de detalhes, não é um barquinho é um "VELEIRO OCEÂNICO" preparado e concebido para levar-nos a qualquer destino que queiramos ir.

Dai vem o cuidado com a construção, fazer bem feito agora significa não ter dor de cabeça no futuro, é navegar seguro de ter feito o melhor, sem surpresas desagradáveis.

Adicionar legenda
Então vai ai um resumo desse ultimo fim de semana!

Retiramos cerca de 250 parafusos que fixavam os sarrafos durante a secagem da cola, muitos deles lutaram para não sair!; Lixamos e Plainamos os topos dos sarrafos deixando tudo perfeito para a futura fixação da segunda camada de chapas de compensado; Preenchemos com cola epóxi todos os furinhos feitos pelos parafusos e pregos; Filetamos a junção entre os sarrafos e a chapa de compensado, em muitos pontos estratégicos, reforçando assim toda a estrutura; Aplicamos duas demãos de resina epóxi de impregnação sobre as laterais garantindo uma perfeita selagem e  finalmente recortamos as chapas de isopor para serem coladas futuramente nos vãos entre os sarrafos, sem esquecer é claro de limpar a oficina no ultimo dia.

Portanto o tempo determinado é esse, racional e consciente, tempo de preparação para alcançar um longo tempo de uso e lazer.

Aproveito aqui para agradecer ao amigo Rubens, marceneiro e dono da marcenaria RUARTS que trabalhou voluntariamente e muito ajudou neste sábado, e também a minha querida esposa Elaine que mais uma vez fez a diferença.

domingo, 4 de janeiro de 2015

FECHAMENTO DO CASCO, CONTINUAÇÃO....


Equipe Reforçada
OPP-30 
Continuando o Fechamento do Casco

Nos últimos dias de 2014 finalmente foi possível pegar no trabalho com vontade, contando com ajuda da família é claro! 

Em 6 dias de trabalho onde dedicamos em média 6 horas por dia ao veleiro, instalamos e colamos os 165 metros de sarrafos que compõe as laterais duplas.

Utilizamos cerca de 300 parafusos para fixar os sarrafos no lugar antes e depois da colagem, alem de 5 kg de cola epóxi engrossada com aérosil.

Também instalamos os reforços destinados aos suportes dos guarda mancebos e outros destinados a diversas aplicações.

Detalhes dos reforços
No OPP-30 optamos por instalar tiras de compensado nas emendas das placas do costado, reforçando e selando a estrutura.

Por conta disso, na hora de sarrafear toda lateral tivemos que fazer o encaixe dos sarrafos sobre cada tira; 

Foi trabalhoso, é verdade, contudo tivemos o prazer de verificar que a rigidez do costado ficou além de nossa imaginação, e o que é melhor, sem acrescentar quase nada a mais no peso do casco.
Sarrafeamento Completo
Na próxima etapa vamos lixar nivelando os sarrafos e aplicar duas demãos de resina epóxi sobre cada lateral.

Após isso colaremos placas de isopor de 25mm de espessura nos espaços retangulares entre os sarrafos.

Ao final desse processo fecharemos o costado com placas de compensado naval coladas sobre essa estrutura.

Por conta do costado duplo, das placas de isopor e de outros compartimentos internos que serão preenchidos também com isopor, o casco do OPP-30 é insubmersível, o que é uma importante vantagem para um veleiro oceânico de cruzeiro. 

_______________________________________________________________